CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO – CTC PARA EX – SERVIDOR

Instruções para solicitação de Certidão de Tempo de Contribuição – CTC para ex–servidor que teve como seu último local de trabalho unidade escolar vinculada à Diretoria de Ensino – Região Sul 3.

QUEM TEM DIREITO A CTC?

Ex-servidor do Estado de São Paulo (que não possui mais vínculo ativo junto ao RPPS), para fins de aposentadoria junto a outro regime previdenciário: Prefeituras Municipais; INSS; Outros órgãos Municipais, Estaduais e Federais.

Legislação:

Lei 6.226, de 14 de julho de 1975 – Dispõe sobre a contagem recíproca de tempo de serviço público federal e de atividade privada, para efeito de aposentadoria.

Portaria nº 154, de 15 de maio de 2008 – Disciplina procedimentos sobre a emissão de certidão de tempo de contribuição pelos regimes próprios de previdência social.

Portaria SPPREV nº 102, de 28-02-2014 – Regulamenta e atribui competências e define critérios de conferência com vistas à homologação de CTC.

ONDE OBTENHO ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAR A CTC?

• PRESENCIAL

O atendimento para solicitação de CTC é realizado somente às quartas-feiras, das 09h às 17h nesta Diretoria de Ensino. O interessado dirige-se ao Centro de Recursos Humanos para receber orientações de como proceder para obter toda documentação necessária para a posterior emissão da CTC.

• VIA E-MAIL

O interessado encaminha e-mail solicitando orientações ao ctcsul3@gmail.com, informando nome completo e RG. O Centro de Recursos Humanos responderá ao e-mail informando toda documentação necessária e os procedimentos que deverão ser adotados.

ATENÇÃO: Somente será liberado o preenchimento do requerimento para o solicitante que possuir toda a documentação necessária após o atendimento fornecido pela Diretoria de Ensino. Caso contrário, terá que retornar com toda documentação correta posteriormente.

MORO EM OUTRO ESTADO/MUNICÍPIO OU POSSUO IMPEDIMENTO DE LOCOMOÇÃO, COMO PROTOCOLAR O REQUERIMENTO?

Para o ex–servidor que reside em outro ESTADO/MUNICÍPIO ou tenha algum impedimento de locomoção e não possa comparecer à Diretoria de Ensino, poderá encaminhar o requerimento de duas formas:

1. ATENDIMENTO PRESENCIAL ATRAVÉS DE PROCURADOR:

• PROCURAÇÃO

O procurador, constituído através de procuração lavrada em cartório, específica para a finalidade de obter a Certidão de Tempo de Contribuição, deverá comparecer ao Centro de Recursos Humanos em qualquer quarta-feira, das 09h às 17h em posse da procuração ORIGINAL para obter as orientações.

• DOCUMENTOS PESSOAIS

O procurador trará os seguintes documentos originais juntamente com uma (01) cópia simples de cada documento abaixo:

Documentos pessoais do REQUERENTE (original e uma cópia simples de cada):

• RG (não pode ser habilitação);
  • CPF;
  • Comprovante de Residência atual;
  • Comprovante do nº do PIS/PASEP ou Extrato do PIS/PASEP;
  • Certidão de nascimento se solteiro ou Certidão de Casamento atualizada;
  • Título Eleitor.Caso o procurador não traga a via original dos documentos do requerente, deverá trazer uma cópia autenticada em cartório de cada documento.Se houver, juntar um holerite da época em que o REQUERENTE esteve vinculado ao Estado, mas não é obrigatório.Documentos pessoais do PROCURADOR (original e uma cópia simples de cada):
  • RG ou Carteira Nacional de Habilitação.
    O procurador receberá as orientações de como proceder para obter toda documentação necessária para a posterior emissão da CTC. Após toda a documentação reunida, o procurador comparece novamente à Diretoria de Ensino para formalizar o requerimento. É O PROCURADOR QUEM ASSINA O REQUERIMENTO.
    2 . VIA CORREIO:

O requerente poderá encaminhar a documentação via correio em envelope endereçado à Diretoria de Ensino contendo:

• DOCUMENTOS PESSOAIS

Documentos pessoais do REQUERENTE (uma cópia autenticada de cada):

• RG (não pode ser habilitação);
  • CPF;
  • Comprovante de Residência atual;
  • Comprovante do nº do PIS/PASEP ou Extrato do PIS/PASEP;
  • Certidão de nascimento se solteiro ou Certidão de Casamento atualizada;
  • Título Eleitor. Se houver, juntar um holerite da época em que o solicitante esteve vinculado ao Estado, mas não é obrigatório.
  • REQUERIMENTO

O requerimento de CTC, que pode ser baixado AQUI, deverá ser totalmente preenchido e assinado.

O envelope deverá ser preenchido da seguinte forma:

SOLICITAÇÃO DE CTC

Aos cuidados do CRH/NFP

Diretoria de Ensino – Região Sul 3

Avenida Alcindo Ferreira, nº 04, Jd. Cruzeiro – São Paulo – SP – CEP 04803-170

O solicitante será informado via e-mail caso alguma alteração no requerimento for necessária.

COMO POSSO ACOMPANHAR O ANDAMENTO DO MEU REQUERIMENTO?

O requerente pode acompanhar o andamento de duas formas:

1.    VIA E-MAIL

Enviar e-mail para ctcsul3@gmail.com, informando nome completo e RG.

2.    CONSULTA PELA INTERNET ATRAVÉS DO Nº DE RG

Acessar a página criada especificamente para acompanhamento do requerimento de CTC através do link disponibilizado no site de nossa Diretoria de Ensino:

ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL OU VIA TELEFONE PARA CONSULTAR ANDAMENTO DE EXPEDIÇÃO DE CERTIDÃO.

COMO SEREI INFORMADO QUE A CTC ESTÁ DISPONÍVEL PARA RETIRADA OU SE MINHA SOLICITAÇÃO FOI INDEFERIDA?

A Diretoria de Ensino entrará em contato com o interessado via telefone E via e-mail, por isso se faz necessário o preenchimento legível e correto dos dados no requerimento, sendo imperioso informar a esta Diretoria de Ensino através do e-mail ctcsul3@gmail.com em caso de alterações.

DÚVIDAS GERAIS SOBRE CTC

O interessado que desejar obter maiores informações acerca do processo de CTC deverá enviar e-mail ao ctcsul3@gmail.com, informando nome completo e RG.

ATENÇÃO: NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL OU VIA TELEFONE PARA SANAR DÚVIDAS.