Validação de Tempo de Contribuição – VTC 

Validação de Tempo de Contribuição – VTC 

 Para saber se você faz jus ao Abono de Permanência ou à Aposentadoria (para saber a diferença entre Abono de Permanência e Aposentadoria, clique aqui), é necessário que seja expedida uma VTC, que confirmará se os requisitos necessários estão contemplados. Esta VTC se trata de uma contagem de tempo que é realizada no sistema SIGEPREV da São Paulo Previdência – SPPREV mediante a análise de toda a vida funcional do servidor. 

Para isso, você deve requerer em sua escola sua contagem de tempo para fins de Abono de Permanência ou Aposentadoria. 

A escola fará uma verificação de sua vida funcional, fazendo a conferência de seu Processo Único de Contagem de Tempo – PUCT, ou seja, checando se constam todas as portarias de admissão, dispensa, títulos, apostilas, benefícios concedidos, regularizar frequência nos sistemas, providenciar documentos faltantes etc.  

Com a verificação de que o servidor cumpre aos requisitos para a concessão do Abono de Permanência ou Aposentadoria, a escola formalizará o requerimento de VTC especificando para qual fim (Abono de Permanência ou Aposentadoria) para assinatura do interessado e encaminhará o PUCT devidamente organizado e atualizado à Diretoria de Ensino para providências. 

 Sendo assim, o servidor deverá se reportar à sua escola para requerer sua contagem de tempo e para verificar o andamento de seu pedido, visto que a escola possui todas as instruções e competência para o fornecimento das informações ao servidor.